quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Raio-X: Nacional-URU

                                                LIBERTADORES 2012
                                                           (Grupo 5)




Raio-X: Nacional-URU


O cabeça de chave no grupo do Vasco na Libertadores de 2012 é um dos clubes mais tradicionais do Uruguai: o Nacional-URU. Atual campeão do torneio Apertura de 2011.Um trunfo do clube foi o Estádio Centenário, onde tem o apoio de nada menos que 65.000 torcedores.
                                               
                      Esquema tático: o 4-2-3-1 mutante de Marcelo Gallardo 

O Nacional-URU tem uma espécie de esquema tático mutante. Por conta da necessidade do técnico Marcelo Gallardo de poupar o veterano e principal jogador do time, Álvaro Recoba. Com isso, o comandante iniciou os jogos com um 4-4-2, alternando no tempo complementar para um 4-2-3-1.




Confira os titulares do Nacional-URU

Rodrigo Muñoz (29 anos), goleiro:
Após nove anos no Cerro-URU, o arqueiro chegou ao Nacional-URU. Tido como um goleiro que não inventa nas defesas, tem um excelente reflexo e sofreu apenas 11 gols no Apertura de 2011, tendo sido crucial na campanha do time.

Christian Nuñez (29 anos), lateral-direito :Tem 29 anos, e foi campeão do Apertura de 2009, também com a camisa do Nacional-URU. Destaca-se pela boa aproximação ao ataque. Também é bom na marcação, mas a ofensividade é sua principal característica.
Alexis Rolin (22 anos), zagueiro :Subiu das divisões de base do Nacional-URU para suprir a saída de Sebastian Coates, que defende o Liverpool-ING. É um jogador jovem, que se destaca pela versatilidade em campo. Pode atuar em todas as posições do sistema defensivo: zagueiro, volante e lateral. É uma espécie de coringa do elenco.

Jadson Viera (30 anos), zagueiro:
A principal característica é a qualidade no jogo aereo. Além disso, marca bem dentro da área. O principal defeito é a lentidão. Costuma perder na corrida. Defendeu o Vasco em 2010, mas teve poucas chances com o técnico Paulo César Gusmão no comando.

Diego Placente (34 anos), lateral-esquerdo:
Não começou bem o ano de 2011, tendo atuações abaixo do esperado. Com o tempo, ganhou confiança e espaço na equipe. É um lateral experiente, tendo passado por times como River Plate, Bayer Leverkusen, Celta de Vigo e Bordeaux.

Maximiliano Calzada (20 anos), volante:
É um jovem de bastante qualidade técnica. Consegue sair bem com a bola e se recuperar rapidamente quando desarmado. Veio da base do Nacional-URU e já defendeu as seleções juvenis do Uruguai.

Matías Cabrera (25 anos), volante :
Depois de se destacar pelo Cerro-URU, foi para o Nacional-URU em 2009. No primeiro ano, foi campeão do Apertura, e novamente em 2011. Jogador versátil. Atua como volante central, mas pode fazer a função na lateral e também como meia. Segundo Daniel Rosa, de "El País", tem o melhor passe do elenco.

Álvaro Recoba (35 anos), meia :
É o principal nome da equipe. Canhoto, impressiona pela habilidade com a bola nos pés e tem a experiência a seu favor. Destacou-se, principalmente, pelo Inter de Milão. No Nacional-URU, foi um dos principais goleadores no ano, tendo balançado as redes em cinco ocasiões.

Facundo Píriz (21 anos), meia:
Sabe trabalhar bem a posse de bola, demonstra habilidade para segurar o jogo. Quando desarmado, consegue se recuperar rapidamente. Foi um dos destaques das categorias de base da seleção uruguaia e já teve oportunidades na principal. É da base do clube.

Tabaré Viudez (22 anos), meia:
Revelado pelo Defensor Sporting-URU, foi para o Milan, onde não vingou e foi dispensado. Já passou pelo Necaxa-MEX, antes de fechar com o Nacional-URU. É um jogador veloz, ágil e de boa técnica. Além de ter bom passe e encaixar bem com Álvaro Recoba, também tem faro de gol.

Alexander Medina (33 anos), atacante:
Tem ascendência italiana e já rodou por diversos clubes, entre Uruguai, Espanha, Argentina e Chile. É conhecido como "El Cacique". Joga muito bem coletivamente, sabe se posicionar evitando o impedimento e facilitando os passes de Recoba, Píriz e Viudez. Sabe atuar como ponta, mas também como centroavante fixo na área.
Após a leitura do raio-x podemos observar que o Nacional possui um bom time e tem muita tradição na competição , com 3 títulos da taça libertadores. Porém nada que preocupe demais o Gigante da Colina , apenas olho no veterano Álvaro Recoba .
RJVASCÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário